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Palavras chave
goku
Personagem do mes
Vegeta (ベジータ Bejīta?) é um personagem fictício da franquia Dragon Ball criada por Akira Toriyama. As primeiras aparições de Vegeta na franquia foram no mangá Sayōnara Son Gokū (さようなら孫悟空 Adeus Son Goku?), publicado originalmente em 1988, e no quinto episódio do anime Dragon Ball Z, como o príncipe da raça praticamente extinta de guerreiros alienígenas, chamados Saiyajins.

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 Tutorial sistema de rampa

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AutorMensagem
Lucas
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MensagemAssunto: Tutorial sistema de rampa   Seg Abr 15, 2013 12:12 pm

Bom, existem várias formas de se fazer um sistema de rampa usando na colisão com uma rampa o código "place_free" mas não é o bastante para suportar ângulos mais fechados pra isso você teria que levar horas para regular de acordo com cada angulo diferente!

Mas com esse tutorial... Seu problemas acabaram! XD

Fiz um sistema de rampas que funciona usado o script.
Bem fácil de intender! ^^

Vamos aos códigos!

1º cria um script com o nome Rampa (Pode ser o que você quiser)
CÓDIGO: --------------------------------------------------------------------SELECIONAR CONTEÚDO
if place_free(x+velo,y-1){x+=velo y-=1}
else
if place_free(x+velo,y-2){x+=velo y-=2}
else
if place_free(x+velo,y-3){x+=velo y-=3}
else
if place_free(x+velo,y-4){x+=velo y-=4}
else
if place_free(x+velo,y-5){x+=velo y-=5}
else
if place_free(x+velo,y-6){x+=velo y-=6}
else
if place_free(x+velo,y-7){x+=velo y-=7}
else
if place_free(x+velo,y-Cool{x+=velo y-=8}
else
if place_free(x+velo,y-9){x+=velo y-=9}
else
if place_free(x+velo,y-10){x+=velo y-=10}
else
if place_free(x+velo,y-11){x+=velo y-=11}
else
if place_free(x+velo,y-12){x+=velo y-=12}
else
if place_free(x+velo,y-13){x+=velo y-=13}
else
if place_free(x+velo,y-14){x+=velo y-=14}
else
if place_free(x+velo,y-15){x+=velo y-=15}
else
if place_free(x+velo,y-16){x+=velo y-=16}
else
if place_free(x+velo,y-17){x+=velo y-=17}
else
if place_free(x+velo,y-18){x+=velo y-=18}
else
if place_free(x+velo,y-19){x+=velo y-=19}
else
if place_free(x+velo,y-20){x+=velo y-=20}
else
if place_free(x+velo,y-21){x+=velo y-=22}
else
if place_free(x+velo,y-23){x+=velo y-=23}
else
if place_free(x+velo,y-24){x+=velo y-=24}
else
if place_free(x+velo,y-25){x+=velo y-=25}
else
if place_free(x+velo,y-26){x+=velo y-=26}
else
if place_free(x+velo,y-27){x+=velo y-=27}
else
if place_free(x+velo,y-28){x+=velo y-=28}
else
if place_free(x+velo,y-29){x+=velo y-=29}
else
if place_free(x+velo,y-30){x+=velo y-=30}
else
if place_free(x+velo,y-31){x+=velo y-=31}
else
if place_free(x+velo,y-32){x+=velo y-=32}
else
if place_free(x+velo,y-33){x+=velo y-=33}
else
if place_free(x+velo,y-34){x+=velo y-=34}
else
if place_free(x+velo,y-35){x+=velo y-=35}
else
if place_free(x+velo,y-36){x+=velo y-=36}
else
if place_free(x+velo,y-37){x+=velo y-=37}
else
if place_free(x+velo,y-38){x+=velo y-=38}
else
if place_free(x+velo,y-39){x+=velo y-=39}
else
if place_free(x+velo,y-40){x+=velo y-=40}


if vvele>=0{
if place_free(x,y+1) and !place_free(x,y+2){y+=1 no_ar=false}
if place_free(x,y+2) and !place_free(x,y+3){y+=2 no_ar=false}
if place_free(x,y+3) and !place_free(x,y+4){y+=3 no_ar=false}
if place_free(x,y+4) and !place_free(x,y+5){y+=4 no_ar=false}
if place_free(x,y+5) and !place_free(x,y+6){y+=5 no_ar=false}
if place_free(x,y+6) and !place_free(x,y+7){y+=6 no_ar=false}
if place_free(x,y+7) and !place_free(x,y+Cool{y+=7 no_ar=false}
if place_free(x,y+Cool and !place_free(x,y+9){y+=8 no_ar=false}
if place_free(x,y+9) and !place_free(x,y+10){y+=9 no_ar=false}
if place_free(x,y+10) and !place_free(x,y+11){y+=10 no_ar=false}
if place_free(x,y+11) and !place_free(x,y+12){y+=11 no_ar=false}
if place_free(x,y+12) and !place_free(x,y+13){y+=12 no_ar=false}
if place_free(x,y+13) and !place_free(x,y+14){y+=13 no_ar=false}
if place_free(x,y+3){no_ar=true}
if !place_free(x,y+3){if vvele>0{no_ar=false}}}

O que ele faz?
Vai detectar os pixel da plataforma e automaticamente ira calcular o angulo que fara o personagem subir! ^^

2º no personagem você vai no create e coloca:
CÓDIGO: --------------------------------------------------------------------SELECIONAR CONTEÚDO

vvele=0
velo=0

Apenas para ativar o script

No step do personagem em baixo de qualquer código de movimentos
CÓDIGO: --------------------------------------------------------------------SELECIONAR CONTEÚDO
Rampa()

Vai localizar o script a ser executado

depois disso ele vai funfar normalmente em qualquer colisão com plataformas inclinadas, calculando cada pixel do objeto! ^^

(Lembrando que se você tiver uma plataforma com a colisão programada e for adicionar as rampas, é só cria-las e por como parente a essa primeira plataforma!

Espero que isso ajude muitos que querem criar um jogo legal do Sonic. (Ou aprender aos poucos o sistema de 360°)


Creditos a Taigo Toushirou



Última edição por Lucas em Seg Abr 15, 2013 12:20 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Tutorial sistema de rampa   Seg Abr 15, 2013 12:18 pm

Lol lucas disse:
Para tirar mais duvidas fiz essa engine:
http://sonicmaker.forumeiros.com/t1056-jogo-simples-do-ponei#13285

O-o nem editou essa parte
lololololol
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MensagemAssunto: Re: Tutorial sistema de rampa   Seg Abr 15, 2013 12:19 pm

shasahashsahsah mais dei creditos lol vou editar perai
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